domingo, 15 de março de 2009

Eran Kolirin [2007]

O filme A Banda, do diretor e roteirista israelense Eran Korilin, que vem acumulando prêmios em diversos festivais de cinema, é uma grata surpresa e não só pela inusitada temática.

Embalado por uma bela trilha sonora ao estilo jazzístico e pela adoção de tempos estendidos, ao estilo do mestre Antonioni, e também com claras referências ao cinema de Wim Wenders, A Banda ambienta-se em uma cidade perdida no deserto israelense. O tempo parece ali parar. E é nesse estado de suspensão da ação que somos mergulhados no universo de solidão não só do lugar em si, mas muito mais dos personagens, tanto dos que chegam, os músicos, quanto dos que ali permanecem para sempre.

Ao longo do filme, quase nos esquecemos de que tais personagens pertencem a dois grupos tradicionalmente conflituosos entre si: egípcios e israelenses. E esse é o grande atrativo de A Banda, a exposição do mundo interior desses personagens, mostrados apenas como pessoas comuns, exposição esta conduzida com extrema sensibilidade, como todo o bom cinema é capaz de realizar. Um filme que consegue tocar espectadores de culturas tão diversas e distantes, como eu e meu amigo Paulo, que assistíamos ao filme mergulhados naquela atmosfera contemplativa em uma sala de cinema do Rio de Janeiro, Brasil, América do Sul.

Estão ali personagens universais, facilmente identificáveis e verossímeis, outro aspecto basilar que o bom cinema procura retratar. Diante da tela, encontram-se pessoas iguais a nós, independente de qualquer nacionalidade. Simplesmente pessoas. É disso que trata A Banda, filme que recomendo especialmente àqueles que apreciam um cinema que se permite dar-se à contemplação.


Crítica de Denise Duarte

- Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou 2 prêmios no European Film Awards, nas categorias de Melhor Ator (Sasson Gabai) e Descoberta do Ano. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro.

- Ganhou o Prêmio da Juventude, o Prêmio FIPRESCI e o Juri Coup de Coeur, na mostra Un Centain Regard, no Festival de Cannes.

- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio do Público, no Festival de Copenhagen.

Tamanho: 272.19 MB
Áudio: Árabe, hebraico
Legenda: Português
Formato: RMVB
Gênero: Comédia dramática

Link: Megaupload

Legenda:
A_Banda.zip (Opção 1)
A_Banda.zip (Opção 2)
A_Banda.zip (Opção 3)

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá, este blog veio trazer tudo o que buscava...estes filmes são de mais porém gostaria que nos oferecesse filmes já com legendas, como Tempo de Embebedar...não sou muito bom com PCs por isso é difícil pra mim ver o filme se puder me ajudar agradeço. Abraço,

Sid

Anônimo disse...

Parabéns!
O filme é maravilhoso!

Jorge disse...

Foi um prazer imenso para mim achar esse blog! Os filmes aqui postados não são fáceis de achar. Esse blog nos dá a oportunidade de desfrutar novos conceitos culturais e cinematográficos. Parabéns!!

Anônimo disse...

Não estou conseguindo baixar as legendas dos filmes Onde Fica a Casa do Meu Amigo? e do balão branco... o rapidshare consta um problema que eu não entendo... tem como repostá-las?

Anônimo disse...

eu já vi este filme e confesso que não me empolgou muito... acho que o roteiro deixou demais para a contemplação, sendo que tinha uma bela história nas mãos... e não tem fim, para completar...

sei que é um filme mais cabeça, mas me sinto meio frustrada quando o final do filme não dá pelo menos um desfecho que acalme o público...

mas dá uma penaaaa destes egípcios!!

Unknown disse...

Salam Aleikum!
Caro irmao, que belo Blog o seu, mas infelizmente esta abandonado, sem novos posts, com links de legendas e filmes quebrados! Peco encarecidamente que o retome, que atualize os links, a dias que navego por ele e foi um encontro muito feliz! Allah o abençoe!

Unknown disse...

Gosto muito de cinema, e por isso, somente por isso, cheguei ao seu blog, que me deu a oportunidade de conhecer excelentes filmes. Parabéns! Não tenho tido problemas com legendas e considero as postagens ótimas. Agradeço que continue nos brindando com esse tipo de filmes, e, um abraço.

Anônimo disse...

Gostei demais deste blog.
Assisti vários filmes.
Gostaria de assistir o filme "O Silencio"(SOKOUT).
Seria pedir demai?
Desculpem-me.
Muito Obrigado.